Traduzir

Rádio Graciosa


05 junho 2013

A Marina da Barra é um projeto que se irá concretizar



Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa emitiu Terça-feira um esclarecimento sobre o Projecto da Marina da Barra.
Tal como diz o esclarecimento, “O projeto elaborado pela anterior Câmara sempre gerou grande polémica no seio dos conhecedores daqueles fundos e mares. A solução proposta consistia na implantação de uma marina de recreio protegida por dois quebra-mares. Um molhe com 260 m e outro com 140m. A grande contestação prendia-se com o facto dos molhes projetados terem como implantação prevista uma localização fora da zona de rebentação, ou seja, justamente no pico da rebentação. Por outro lado, a entrada e saída de embarcações era apontada como um obstáculo à concretização do projeto.
No entanto e uma vez que os fundos do Porto da Barra são muito irregulares e rochosos, com formações superficiais e com desenvolvimentos a cotas superiores a 4 metros, optou-se por fazer um novo estudo geomorfológico e levantamento topo-hidrográfico da Baía da Barra, para aferir se a solução inicialmente proposta era ou não viável”.


Segundo Avelar Santos, “Foi realizada uma reunião preparatória com as entidades e pessoas interessadas na construção de uma marina na Barra, para que se pudesse debater quais as soluções e propostas mais viáveis. Da experiência de pescadores profissionais, de recreio e entendidos do mar, a construção dos dois molhos conforme projeto inicial e sua localização, não se adequavam às caraterísticas específicas daquela Barra, designadamente quanto à violência e formação das ondas na zona, nem ao tipo de embarcações existentes e ou pretendidas no que respeita ao turismo”.
Tal como afirma neste esclarecimento, “O projeto entregue pela equipa de projetistas Arquitroi tem data de Maio de 2004 e se, por um lado, estava desfasado da legislação em vigor, por outro, entre 2004 e 2009, data da tomada de posse da atual Câmara, parece nada ter sido feito para que a respetiva marina fosse construída.
Com o novo projeto, desta Câmara, o molhe de proteção passa a estar implantado mais dentro da baía, numa zona de abrigo natural, deixando a Poça das Salemas intacta a quem queira dela usufruir.
Relembre-se que o primeiro projeto obstruía esta zona tão querida dos utentes destas piscinas naturais”.
Avelar Santos diz ainda que “Conjuntamente e para verificar se a nova implantação seria a mais correta, foi realizado um estudo às condições de agitação e propagação das ondas, do qual se concluiu que as obras que se prevê construir estão implantadas a pequenas profundidades, pelo que estão dimensionadas para resistir às maiores ondas que podem ocorrer no local, limitadas pela profundidade disponível.
Assim, e sempre em estreita colaboração com o Governo Regional dos Açores, que apoiou financeiramente a elaboração dos novos projetos, será construído um quebra-mar, com 225 m de comprimento que enraíza imediatamente a sul das piscinas naturais. Será também, construído um molhe-cais imediatamente a nascente do Forte da Barra, com 80,85 m de comprimento. O comprimento total de passadiços a instalar é de 234 m”.
Manuel Avelar Santos termina o esclarecimento dizendo que “A elaboração de novos projetos e levantamentos, também para nós (executivo), demorou mais do que era expectável, no entanto, as mudanças de projeto foram no sentido de melhor servir os Graciosenses e seus visitantes.

A terminar Avelar Santos afirma que a Marina da Barra é um projeto que se irá concretizar, embora não diga quando.

Twitter Facebook Favorites More