Traduzir

Rádio Graciosa


22 maio 2018

Formações em Patchwork resultaram em bonitos trabalhos

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato promoveu, na Ilha Graciosa, dois workshops de patchwork.
Esta ação de formação contou com a colaboração da artesã Sandra Cunha, que ministrou os dois cursos, tendo o último decorrido na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Os resultados destas formações foram dados a conhecer na Sexta-feira, com uma exposição final dos trabalhos.

A formadora Sandra Cunha afirma que as formações decorreram bem, com as 20 participantes a mostrarem muito interesse.
O resultado final foi uma panóplia variada de bonitos trabalhos, desde malas, abafadores, almofadas, quadros, etc. ,  criados através das técnicas de retalhos loucos, patchwork por medida e uma nova técnica de papel.

A forma tradicional, sempre criativa de abordagem aos retalhos, trata-se no fundo, de uma materialização de fragmentos geográficos, de continuidades e descontinuidades que os graciosenses, tal como todos os açorianos transportam no seu imaginário arquipelágico.
De origem rural e de gosto bem popular, os trabalhos executados em retalhos caracterizam-se pela rusticidade da matéria empregue, pela multiplicidade estética e pela sua multifuncionalidade.

Estas formações desenvolvem-se através do projeto “A Hora do Ofício”, um espaço vocacionado para a preservação da tradição e fomento à Inovação no reforço da competitividade das empresas artesanais nos Açores.

Twitter Facebook Favorites More