Traduzir

Rádio Graciosa


18 maio 2018

Exposição de trabalhos em Patchwork

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato promoveu na Ilha Graciosa dois workshops de patchwork.
Esta ação de formação contou com a colaboração da artesã Sandra Cunha, que ministrou os dois cursos, tendo o último decorrido na Biblioteca Pública de Santa Cruz da Graciosa. Os resultados destas formações serão dados a conhecer esta Sexta-feira, com uma exposição final dos trabalhos.
A forma tradicional, sempre criativa de abordagem aos retalhos, trata-se no fundo, de uma materialização de fragmentos geográficos, de continuidades e descontinuidades que os graciosenses, tal como todos os
açorianos transportam no seu imaginário arquipelágico.
De origem rural e de gosto bem popular, os trabalhos executados em retalhos caracterizam-se pela rusticidade da matéria empregue, pela multiplicidade estética e pela sua multifuncionalidade. Tratam-se de colchas ou mantas feitas com retalhos de fazendas diversas, de cores vivas, em composições geométricas ou aleatórias. Serviam como cobertor, tapete, ou ainda para exibir nas janelas em dias de festa.

Estas formações desenvolvem-se através do projeto “A Hora do Ofício”, um espaço vocacionado para a preservação da tradição e fomento à Inovação no reforço da competitividade das empresas artesanais nos Açores.

Fotos: Sandra Cunha (Facebook)

Twitter Facebook Favorites More