Traduzir

Rádio Graciosa


17 fevereiro 2018

Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável foi apresentado na Graciosa

O Secretário Regional da Saúde anunciou Sexta-feira, em Santa Cruz da Graciosa, que o Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável está a partir desta data disponível para consulta pública.
Este programa, que esteve em apreciação no último Conselho Regional de Saúde e agora entra na fase de consulta pública, recebeu já os contributos de parceiros como as ordens profissionais, associações de diabéticos e de consumidores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, entre outros.
“A obesidade e o excesso de peso são um problema de saúde pública ao qual não podemos ficar indiferentes, é por isso importante a participação e a envolvência da sociedade civil neste processo” sublinhou o titular da pasta da Saúde.

Na apresentação do programa, pela Diretora Regional da Saúde, foram revelados dados sobre os hábitos alimentares e o estado nutricional da população açoriana, que revelam que a prevalência de excesso de peso e obesidade na população açoriana entre os 25 e os 74 anos é de 70%.
Por outro lado, os indicadores revelam que 10% dos Açorianos sofrem de diabetes e 34% apresentam hipertensão arterial.
Tânia Cortez disse que se trata de “um trabalho para décadas, mudar hábitos alimentares enraizados é algo que demora décadas. O nosso objetivo não é ter resultados imediatos daqui a três anos, é que a próxima geração seja mais saudável do que a anterior”, afirmou.

O Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável, apresenta, entre outras metas até 2020, o aumento do consumo diário de fruta e hortícolas, o aumento de número de pessoas que consomem mais de um litro de água por dia e o controlo da prevalência de excesso de peso e da obesidade na população infantil.

A articulação com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores na criação do 'Selo Saudável' e do 'Selo Sal Iodado' para os restaurantes, assim como a promoção de hábitos alimentares saudáveis, em parceria com a tutela da Educação, através da melhoria da oferta alimentar nos bares e refeitórios das escolas da Região, são algumas das ações programáticas previstas neste documento.

Em fase de implementação estão já projetos como o 'Geração Saudável', em parceria com a Ordem dos Farmacêuticos, e 'Os Super Saudáveis', em parceria com o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

O Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável está disponível no Portal do Governo, em http://www.azores.gov.pt.


Os cidadãos podem enviar as suas sugestões através do email sres-pras@azores.gov.pt.

Twitter Facebook Favorites More