Traduzir

Rádio Graciosa


17 novembro 2017

Vasco Cordeiro anunciou que Graciosa poderá ter aquacultura offshore

O Presidente do Governo assistiu na freguesia da Ribeira Quente, em São Miguel, à instalação do primeiro projeto de aquacultura offshore, tendo salientado que esta nova área de atividade representa a “abertura de novos horizontes para a rentabilidade que o mar tem para dar” aos Açores.
Vasco Cordeiro adiantou que estes projetos traduzem bem os objetivos que presidem à aposta que o Executivo Regional tem feito nesta área, ao nível da sustentabilidade, mas também do envolvimento das comunidades locais.
Nesse sentido, salientou que a integração das comunidades no desenvolvimento destes projetos constitui, assim, uma garantia acrescida do seu impacto positivo nas respetivas economias.
Vasco Cordeiro, que visitou também os trabalhos para a marcação e colocação das boias oceânicas, realçou que o envolvimento do Governo neste processo incluiu, ainda, o mapeamento das áreas para a instalação offshore de aquacultura, assim como a disponibilização de fundos comunitários, no âmbito do Mar 2020.
O Governo dos Açores tem vindo a apostar no setor da aquacultura através de várias medidas, entre as quais a criação de áreas pré-definidas para a produção aquícola nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel.
O Presidente do Governo anunciou que está em estudo, o alargamento deste projeto de aquacultura offshore também à Graciosa, sendo que na nossa ilha decorre já um projeto pioneiro de aquacultura mas, de produção de spirulina.

Twitter Facebook Favorites More