Traduzir

Rádio Graciosa


24 julho 2017

Bombeiros foram chamados para incêndio

Na última Quarta-feira, as sirenes fizeram-se ouvir em Santa Cruz da Graciosa.
Tratou-se de um alerta para incêndio, no Caminho de Cima, para o qual foram chamados os Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa.
Segundo informações que a Rádio Graciosa recolheu, tratou-se de uma queimada, realizada junto a uma moradia, que estava  descontrolada.

Todos os anos, os Bombeiros Voluntários são chamados inúmeras vezes para controlar queimadas que ficaram descontroladas, nas sua maioria das vezes por as pessoas que as realizam, não terem efectuado os procedimentos adequados.
Recorde-se que na Região Autónoma dos Açores é permitida a realização de queimas de reduzida dimensão para eliminar sobrantes vegetais resultantes de podas de árvores, limpeza de pomares, quintais e jardins desde que sejam tomados os cuidados necessários contra a propagação do fogo e não haja risco de incêndio, nem de quaisquer danos em culturas ou bens.
Durante a queimada, é obrigatório que existam no local meios de primeira intervenção contra incêndios, como por exemplo água e pás, para além disso não devem ser queimadas grandes quantidades de materiais ao mesmo tempo, e no final devem ser extintos, com água, os locais da queima, de forma a eliminar braseiros.
Ainda segundo a legislação em vigor, as queimadas devem ser precedidas de comunicação obrigatória à corporação de bombeiros da zona, indicando todos os dados sobre a queimada a realizar.

São medidas e passos importantes a seguir, para que as queimadas não tenham um resultado indesejado.

Twitter Facebook Favorites More