Traduzir

Rádio Graciosa


26 maio 2017

Saúde está mal nossa ilha denuncia o antigo autarca José Aguiar

A saúde está mal na Graciosa, assim diz José Aguiar, antigo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
No espaço de comentários da Rádio Graciosa, da semana passada, ao comentar a noticia de consultas de especialidade nas Termas do Carapacho, o antigo autarca criticou o fato da valência medicinal das termas funcionar só no Verão, quando a perspetiva da obra de requalificação das termas, era de que estariam todas as valências abertas, todo o ano.
José Aguiar, ao referir-se ainda à área da saúde, disse que as listas de espera na ilha, para especialidades, “são enormes” e denunciou falhas na prestação de cuidados aos Graciosenses, que ao não terem resposta adequada na Unidade de Saúde de Ilha, voltam-se para o privado.
O comentador aproveitou a ocasião para denunciar três casos recentes, dois jovens, que depois de se dirigirem à unidade de saúde, ao não obterem resposta certa para as suas queixas de saúde, foram ao privado e logo diagnosticados com doenças graves.
A outra situação, que José Aguiar denunciou, tem a haver com um caso de apendicite, em que o paciente deslocou-se várias vezes à unidade de saúde com dores, sendo que o diagnóstico e o tratamento nunca faziam efeito. Também neste caso, o graciosense procurou um especialista, numa clínica da ilha, tendo sido identificada uma apendicite, que suscitou uma evacuação urgente para a Terceira, onde chegou em situação já avançada de infeção.

São situações que, segundo o ex-autarca, deixam preocupação, pois estas pessoas tiveram possibilidades económicas para recorrer ao privado, mas e no caso de quem não tem? Daí deixar o alerta de que a saúde na Graciosa necessita de ser alvo de atenção.

Entretanto a Rádio Graciosa já pediu esclarecimentos à Unidade de Saúde sobre este assunto.

Twitter Facebook Favorites More