Traduzir

Rádio Graciosa


21 março 2017

Projeto ‘Sou E.U.’ ensina de forma lúdica a Europa aos alunos da Graciosa

O Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, está a desenvolver o projeto ‘Sou E.U.’, no âmbito do programa ‘Cidadania Europeia – Europa para os Açorianos’, que vai percorrer as escolas do 1.º Ciclo do arquipélago, ensinando, de forma lúdica e pedagógica, questões europeias e de cidadania aos alunos do 4.º ano de escolaridade.
O projeto começa com a narração de uma história construída para o efeito e contada através de quatro fantoches com diferentes personalidades, centrando-se essencialmente nas questões de cidadania e nas relações interpessoais.
Segue-se a projeção de imagens e uma breve explanação da história da União Europeia, da cidadania europeia e dos seus valores, num momento de interação dos personagens com os participantes, terminando com a realização do Jogo da Glória ‘Sou EU’.
 Na próxima semana, o projeto vai desenvolver-se junto de todos os alunos do 4.º ano de escolaridade da ilha Graciosa.
O projeto ‘Sou E.U.’ é uma das três ações do eixo ‘A Europa na Escola’, que faz parte do programa ‘Cidadania Europeia - A Europa para os Açorianos’.

As outras duas ações são um estudo de campo e atividades formativas a desenvolver com alunos do 3.º Ciclo, do secundário e de escolas profissionais, e a iniciativa ‘9 ilhas, 11 ações’, que consiste em intervenções artísticas nas escolas junto dos alunos do 2.º Ciclo, que será desenvolvida em 2018.

Twitter Facebook Favorites More