Traduzir

Rádio Graciosa


20 março 2017

Bombeiros da Graciosa celebraram 36º aniversário


A Associação de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa celebrou, no Sábado, a passagem do 36º aniversário da sua fundação.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, fundada a 17 de Março de 1981, tem a missão de apoiar a população prestando-lhe serviços de proteção e segurança e por outro lado, tem uma missão formativa, ensinando a população na prevenção e comportamentos em casos de sinistro.
A data foi lembrada com hastear das bandeiras, uma demonstração de salvamento em grande ângulo, na Praça Fontes Pereira de Melo, um desfile de viaturas, missa na Igreja Matriz e ao final do dia formatura com entrega de medalhas de assiduidade e no final um jantar convívio.

José Bettencourt, presidente da Associação de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, lembrou o serviço que a instituição presta à população, com um corpo de 37 bombeiros e 13 estagiários.
As necessidades passam sobretudo pela requalificação e ampliação do quartel e manutenção das viaturas, para além de um pronto-socorro ligeiro.
A reestruturação da carreira de bombeiro, tem sido também tema de alertas, por parte da atual direção.

O presidente da Federação de Bombeiros dos Açores, Manuel Soares Silvestre, destacou a importância dos apoios dos municípios a estas instituições, que estão na linha da frente das principais preocupações das comunidades.
Conceição Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que a população Graciosense deve-se orgulhar do serviço público que a associação lhe presta, a qualquer dia e a qualquer hora.

O Tenente-Coronel Carlos Neves, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, na sua primeira vinda à Graciosa, mostrou total disponibilidade para ajudar as associações de bombeiros.
Sobre o orçamento para este ano, deixou a intenção de que a manutenção de equipamentos e de viaturas será uma prioridade.



No evento foram entregues as medalhas de assiduidade:

10 anos- José Tristão da Cunha

15 anos- Comandante Carlos Melo, Manuel Leite, Filipe Silva, Manuel Floriberto Ataide e José Duarte Bettencourt

20 anos- Nuno Veiga e Helder Silva

25 anos- Manuel Lorival Silva e José Albino Silva










Twitter Facebook Favorites More