Traduzir

Rádio Graciosa


21 setembro 2016

Nova rede da Proteção Civil coloca os Açores no século XXI na área das comunicações




O Secretário Regional da Saúde afirmou que a nova rede de telecomunicações do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) garante uma resiliência e uma capacidade de comunicação à Região, quer nas operações comuns, quer em situação de catástrofe, que colocam os Açores "no século XXI nas tecnologias de comunicação nesta área”.
O projeto de renovação tecnológica da rede de telecomunicações de emergência da Região Autónoma dos Açores visa modernizar e melhorar a cobertura 'indoor' e maximizar a fiabilidade da rede de radiocomunicações do SRPCBA.
Pretende-se ter capacidade, em tempo real, para coordenar os meios e recursos e garantir aos corpos de bombeiros dos Açores, às câmaras municipais, unidades de saúde e órgãos do Governo dos Açores, uma atuação integrada e eficaz, quer em situações de rotina, quer em situações de emergência ou de catástrofes naturais.
Esta nova rede surge também de forma a satisfazer alguns requisitos operacionais, como assegurar de forma eficaz as comunicações de voz (rádio e telefone) e dados entre utilizadores de uma mesma ilha e entre utilizadores das nove ilhas dos Açores.

A rede visa, assim, seguir um modelo do sistema de transmissão, via rádio e feixes, por forma a prever mecanismos de redundância que assegurem um elevado grau de fiabilidade e sobrevivência, quer a nível das comunicações a efetuar através dos equipamentos instalados, quer a nível das comunicações a efetuar através da rede privativa do SRPCBA e/ou da rede pública.

Twitter Facebook Favorites More