Traduzir

Rádio Graciosa


06 junho 2014

Workshop “Geoparques em Regiões Vulcânicas” a 1 de Novembro


O Secretário Regional dos Recursos Naturais assinou na Horta, um protocolo de cooperação e financiamento com a Associação Geoparque Açores, que integra as Redes Europeia e Global de Geoparques, tendo destacado o significado desta assinatura ocorrer no Dia Mundial do Ambiente.
Para Luís Neto Viveiros, com a integração do Geoparque Açores nas redes internacionais, a 21 de março de 2013, foram reforçadas as interligações entre a geologia, as paisagens vulcânicas, a biodiversidade e os valores culturais, incluindo o Homem Açoriano.
Luís Neto Viveiros sublinhou que o trabalho que o Geoparque Açores tem vindo a desenvolver começa a "dar os seus frutos", acrescentando que, "à medida que aumenta a sua visibilidade, surgem oportunidades para promover" no exterior a geodiversidade e o património geológico dos Açores.
Nesse sentido, elencou algumas das ações mais relevantes já desenvolvidas, como o início da monitorização dos geossítios em todas as ilhas do arquipélago.
O Secretário Regional revelou ainda que se vai realizar um workshop intitulado ‘Geoparques em Regiões Vulcânicas – Estratégias de Desenvolvimento Sustentável’, a 29 de outubro, na Terceira, e a 1 de novembro, na Graciosa, com participantes regionais, nacionais e estrangeiros.
A GEOAÇORES – Associação Geoparque Açores é uma instituição sem fins lucrativos, que integra nos seus órgãos sociais elementos representativos da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, da ADELIAÇOR, da GRATER, da ARDE e da ASDEPR.

Os Açores constituem o primeiro arquipélago a nível mundial em que todas as ilhas são parte integrante do Geoparque, são povoadas e possuem infraestruturas e serviços que garantem o desenvolvimento das suas atividades.

Twitter Facebook Favorites More